Hidroginástica para gestante


Hidroginástica para gestante

O exercício físico é recomendado no período da gestação, salvo exceções para gestantes com restrições médicas. O exercício físico bem orientado promove o bem estar da gestante e do bebe durante essa fase.

Primeiramente, antes do início de qualquer atividade em especial, a gestante deverá consultar seu médico, sendo liberada por ele. A seguir, deverá procurar um local com profissionais capacitados.

Um dos exercícios indicados quase que por unanimidade entre os médicos e educadores físicos é a hidroginástica para gestante, exercício aeróbico com baixo impacto dentro da água, apresentando poucas restrições para as gestantes (como salto excessivo e movimentos que comprimem o abdome).
Confira alguns dos principais benefícios da hidroginástica para as gestante:

  1. A melhora da disposição para as outras atividades diárias, aliviando dores nas pernas e nas costas, desenvolvidas ou agravadas pelo período gestacional.

  2. Auxilia a manutenção ou perda de peso recomendada pelo médico.

  3. Com a diminuição do impacto a gestante tem pouco risco de sofrer lesões articulares e quedas.

  4. Reduz o inchaço nas pernas, eliminando o excesso de líquido, agindo como uma drenagem natural.

  5. Melhora o sono.

  6. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

  7. Diminuição do estresse, da ansiedade e insônia, principalmente na fase final da gestação.

Além das recomendações médicas básicas, é importante que a gestante esteja atenta a alguns detalhes antes de iniciar, como por exemplo, manter uma alimentação balanceada e fazer uma refeição leve antes da aula de hidroginástica, levar água para manter a hidratação, vestir uma roupa confortável, se achar necessário usar uma sapatilha antiderrapante e redobrar o cuidado nas entradas e saídas do ambiente aquático, evitando correntes de ar.

MAIS SOBRE A HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTE

A hidroginástica é uma atividade que vem ganhando grande destaque entre as modalidades mais conhecidas. Por ser uma atividade praticada dentro da água, isso faz com que o impacto seja reduzido consideravelmente nas articulações. Não há limites de idade ou nível de condicionamento físico para aderir esta prática.

Durante a gestação o corpo da mulher passa por grandes mudanças, isso acontece naturalmente para a acomodação do bebê que permanecerá em seu ventre por aproximadamente 40 semanas.

Basicamente a gestante poderá realizar todos os exercícios dentro da água, porém, a intensidade, bem como a frequência dos exercícios é um fator individualizado.

São inúmeros os benefícios desta atividade, segundo Delgado e Delgado (2004) as atividades aquáticas vêm a ser uma forma saudável, mais confortável e mais segura de exercícios para grávidas, pois, se constituem em um benéfico programa de condicionamento físico para a futura mamãe, devidos aos motivos de atenuar o peso do corpo, reduzir o stress sobre os músculos e articulação, e também tem efeitos refrescantes da água, importante durante a gravidez, quando a temperatura central da mulher é mais alta do que o normal.

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                                                                     DANIELE BENTO            

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